segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Uma luz no fim do túnel rubro-negro? A conferir...

Por Murillo Victorazzo
Foi postado aqui no blog algumas semanas atrás um artigo no qual se ressaltava a angústia do torcedor rubro-negro com a falta de perspectivas em relação às eleições no clube em dezembro. Zico, nosso Messias, não vem - é fato. Porém, no decorrer dos últmos dias, após sete candidaturas se inscreverem oficialmente para a disputa do pleito, pôde-se conhecer melhor a chapa formado por João Henrique Areias.
Se, por um lado, a falta de uma história ativa na Gávea possa ser um ponto contra sua candidatura, por outro, sua falta de ligações mais duradouras com os diversos grupos que dilapidaram o patrimônio do clube o ajuda a fortalecer sua campanha. No entanto, mais do que isso chama atenção em sua plataforma. Sua trajetória profissional e seus companheiros de chapa parecem, pelo menos, ser um sopro de renovação na visão de gerenciamento de um clube.
Areias é diretor-presidente da Sportlink Marketing Esportivo. Foi um dos fundadores do Clube dos 13, tendo sido seu primeiro diretor de maketing, em 1987, época que a entidade parecia mesmo vir para mudar os rumos do futebol brasileiro. Recordemos o sucesso de marketing, público e renda que foi a Copa União daquele, vencida aliás pelo próprio Flamengo (o tetracampeonato brasileiro do time). Também por meio da Sportlink, ele viabilizou o retorno do ídolo Sávio ao Flamengo em 2006.
Recentemente, Areias foi o principal responsável pelo sucesso do Fla-Basquete. Ao assumir a vice-presidência de Esportes Olímpicos, conseguiu, no seu breve período no cargo, viabilizar patrocínios que não só evitaram o término do projeto como possibilitaram a formação do excelente time de basquete masculino que conquistou o bicampeonato do Brasileiro e Liga Sul-Americana entre 2008 e este ano.
Ao seu lado, como candidato à presidência da Assembléia Geral, está Humberto Motta, ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, ex vice-presidente da Brascan, ex-presidente dos Correios e atualmente está na presidência da Duty Free Dufry, empresa que comanda as lojas nos aeroportos do país. Nas últimas eleições, Motta chegou a ser lançado pré-candidato a presidente pelo mesmo grupo de associados que desejava um nome de visão empresarial sério e fora do status quo das últimas décadas. Desistiu, porém, por falta de viabilidade eleitoral.
A chapa tem como candidato à presidência do Conselho de Administração Cláudio Pracownik. Atual presidente do grupo de consultoria financeira Ágora, Cláudio teve breve passagem na vice-presidência de Marketing durante a curta gestão de Hélio Ferraz.
Colocar a mão no fogo por alguém é sempre perigoso; que dirá por um nome que não teve, até hoje, maior visibilidade pública. Dois meses de campanha, até dia 7 de dezembro, ademais, ajudarão a ter uma noção melhor sobre como seria João Henrique Areias presidente do clube mais popular do país - com seus gigantescos potencial e passivo.
É justo lembrar também que, no quesito renovação e respeitabilidade, há também a chapa de Pedro Ferrer, o Pedrinho do Basquete, atleta por décadas do esporte no clube, com 50 anos de Flamengo - como sócio, atleta e torcedor. No entanto, a chapa Areias, à primeira vista, parece ter maior capacidade de unir ética com know how em gestão profissional e marketing esportivo. Os nomes que a nação rubro-negra não quer, todos sabemos. A conferir qual ela merece e qual os sócios desejarão...




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