sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O cansativo complexo de vira latas



Por Murillo Victorazzo

Indignar-se com corrupção e problemas sociais, entende-se e deve-se compartilhar. No entanto, é incompreensível como tem brasileiro com complexo de vira lata que, além de subestimar a capacidade de seus compatriotas em organizar eventos, vem logo ridicularizar até a cultura da própria terra, seja falando sério ou com piadinhas. Cultura essa que de tão bela, rica e diversificada é elogiada no mundo inteiro. 

Ele fala tanta besteira que mal sabe que está apenas demonstrando ignorância sobre suas próprias raízes e, principalmente, sobre  "lá fora". Prefere, de cara, baseado em  concepções prévias, quase sempre clichês enfadonhos, supervalorizar as coisas dos outros, qualquer que sejam elas. 

Respeito, gosto e admiro muitos países, mas amo apenas um: o meu! Minha terra, minha cultura, minha cidade, que agora é OLÍMPICA! Nada a ver com nacionalismo ou ufanismo barato, que repudio da mesma forma. Uma coisa é ter aversão ao que não é nosso, ou crer que somos sempre os melhores. Estou muito longe disto. Outra é amar e valorizar o que é seu, sabendo que não é questão de ser melhor ou pior, mas apenas diferente. 

Defeitos, temos; os outros povos também. Críticas são sempre necessárias. Sou o primeiro a fazê-las. Mas autodepreciação beira o patético. Como diz o poema de Fernando Pessoa: "O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia. Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia. Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia".  

É por isto que não consegui deixar de me emocionar com o vídeo da música-tema das Olimpíadas de 2016 (vídeo acima). Tive que compartilhar. A nossa Olimpíadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário