segunda-feira, 17 de março de 2014

2015 já começou no samba! Abre o olho, Salgueirão!

Por Murillo Victorazzo

O carnaval 2015 já começou. E com uma notícia de impacto: o campeão, igualmente adorado e contestado, Paulo Barros sai da Tijuca e aceita o desafio de ajudar a reerguer a Mocidade Independente.

Claro que uma escola não é apenas seu carnavalesco. É, antes de tudo, chão, canto, além de outros quesitos. Foram estes fundamentos, aliás, que, ao contrário do que muita gente simplifica (aqueles que preferem colocar tudo na conta do Barros), garantiram o título para o Borel.

A azul e amarela tem uma ótima equipe, desde a Harmonia até o excelente casal de mestre sala e porta bandeira, passando pela "Pura Cadência" e os coreógrafos de comissão de frente que já marcaram seus nomes na história da Avenida. Foram capazes de superar o fraco samba enredo e evoluir com perfeição.

Mas não dá para negar que a contratação de Barros se trata de um belo upgrade para Padre Miguel. Ainda que, por enquanto, seja apenas a sinalização de que a escola pode voltar a incomodar e, principalmente, se reinventar. Certeza de que voltará ao pódio das Campeãs, não há- nem poderia haver. Qual a estrutura, incluindo aí os segmentos responsáveis pelas demais notas, que o carnavalesco encontrará lá?

Do mesmo modo, se sua saída é uma grande perda para os tijucanos, é também a chance de provarem e reafirmarem ser muito mais do que um talento. Tijuca e Salgueiro, não por acaso, campeã e vice, são as mais bem administradas escolas de samba atualmente - talvez ao lado de uma ou outra a mais. O que não significa, porém, que não terão dificuldades em achar alguém capaz de evitar uma perda na parte estética da agremiação.

Quanto a Barros, o carnavalesco da moda fez uma aposta alta. Pode se consagrar definitivamente ou dar argumentos àqueles que asseguram ter ele tornado-se mais do mesmo.

Para o carnaval carioca, que, até 2013, tinha quatro escolas dominando anos após ano (Beija-Flor, Vila Isabel, Salgueiro e Tijuca), o horizonte é de garantia de um 2015 ainda mais disputado. Se 2014 recolocou Portela e Ilha na lista das "temidas" e surpreendeu negativamente com Beija-Flor e Vila, ano que vem promete ainda mais. E a verde e branco é uma das principais expectativas para o próximo desfile.

Que meu Salgueiro tenha notado essas mudanças e aprimore cada vez mais a competência que já mostrou ter para fazer carnaval de primeira qualidade, sempre nas cabeças...Confio em vocês, Regina, Lage, Marcão, Sidcley, Marcela e Harmonia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário