sexta-feira, 3 de abril de 2020

Um falso militar no Planalto

Por Murillo Victorazzo

Em vídeo conferência pelo Instituto da Democracia, o cientista político Leonardo Avritzer, professor da UFMG, finalizou sua participação resumindo a essência de Jair Bolsonaro: "O Exército era conhecido como instituição capaz de gerar ordem e se preocupar com a ordem. Bolsonaro veio pra mudar essa concepção: é militar, mas gosta da desordem"

Quem acompanha a carreira política do atual presidente e suas atitudes neste seus 15 meses no Planalto há de concordar. É possivelmente um dos principais e perigosos paradoxos do atual governo. Bolsonaro foi eleito e invoca a imagem de militar, mas sua política de confronto, que estimula o conflagração social e institucional, não se furtando para tal até disseminar mentiras em cadeia nacional de TV, vai de encontro ao que ele (e tantos) se julga ser: é, na verdade, muito mais um político desequilibrado e populista do que capitão. 

Nada surpreendente para quem tem, em sua folha corrida no Exército ( um "mau militar", como disse Geisel), repreensões que fariam corar de vergonha o mais bad boy arruaceiro dos estudantes secundaristas. Espanta mesmo é ver setores da caserna, mesmo sem cargo no governo, seguirem-no fielmente. E ignorarem o risco à imagem das Forças Armadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário