sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dilma agora tem um Planalto para chamar de seu

Do Blog do Fernado Rodrigues (UOL, 10/06/2011)

A presidente Dilma Rousseff tem agora dois ministros nomeados com sua inteira (e quase exclusiva) participação dentro do Palácio do Planalto. Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais), ambas escolhidas nesta semana, são diretamente devedoras de Dilma Rousseff.

Não que os outros mais de 30 ministros não o sejam. Mas todos os ocupantes de cadeiras na Esplanada foram colocados ali por meio de um processo híbrido, no final de 2010. O então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, opinou a respeito de tudo.

Não foi propriamente uma tutela de Lula sobre Dilma, até porque a nova presidente eleita se dá muito bem com o antecessor. Mas é claro que as opiniões do petista histórico pesavam de maneira exacerbada.

Lula continua sendo o mais influente nome do governo Dilma, mas as trocas operadas nesta semana saíram, sobretudo, da cabeça da presidente atual. O antecessor foi consultado, aquiesceu, mas foi só.

Dilma Rousseff assim começa a ter uma equipe muito próxima a si e também sob seu inteiro controle. Pretende também fazer mais incursões pela política. Na prática, é o início real de seu mandato, que já está no 6º mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário