segunda-feira, 27 de junho de 2011

Os teens querem ler

Por Murillo Victorazzo (matéria produzida na ISTOÉ, em 2003, mas não publicada)

Os livros voltados para o público adolescente estão entre os que fazem mais sucesso atualmente. Exemplos não faltam: “O Diário de Tati”, da atriz Heloisa Perissé, foi lançado em abril deste ano e já está em sua quarta edição. Foram vendidos oito mil exemplares e esta última edição vem com mais duas mil cópias. Lançado pela editora Objetiva, esteve entre as top ten na Bienal do Livro do Rio, realizada em maio. O livro foi o campeão de vendas na livraria Sodiler, ficando em segundo lugar na Siciliano e em terceiro na Livraria da Travessa.

Um outro grande sucesso para o jovens é “Angus, o primeiro guerreiro”, de Orlando Paes Filho. O livro, lançado em maio, é editado pela Arxjovem, selo jovem do grupo Siciliano criado em setembro de 2002. Com tiragem até agora de 25 mil exemplares, a obra saiu da editora com 20 mil vendidos e já está em sua segunda edição. "Angus" inclusive foi o livro mais vendido no estande da Siciliano na Bienal, com o triplo de vantagem sobre o segundo. Uma amostra do sucesso foi o fato de o autor ter autografado mais de 500 exemplares no evento. Outro produto da editora que vem fazendo sucesso é "Sou uma adolescente", de Núbia Roca, lançado em janeiro e com 5 mil vendidos.

A editora Melhoramentos é outra que apresenta na lista dos livros mais bem sucedidos os destinados a esta faixa etária . Lançados em novembro de 2002, "Coisas que todo garoto deve saber sobre garota", de Peter Corey, e " Coisas que toda garota deve saber sobre garoto", de Kara May já venderam cerca de 25e 26 mil respectivamente. Há três meses, estão entre os mais vendidos nas livrarias. A obra de May inclusive teve cerca de 1500 exemplares vendidos somente em dez dias de Bienal.

Outros títulos da editora, menos recentes, chamam a atenção quando se vê a quantidade vendida. "Coisas que toda garota deve saber", de Samanta Rugen, lançado em 1997, já chegou a casa dos mais de 300 mil exemplares. Este, os livros de Corey e May e "Coisas que todo garoto deve saber", de Antonio Carlos Vilela, formam a série "Garotos e Garotas".

Segundo dados do SNEL ( Sindicato Nacional dos Editores de Livro), em 2002, foram vendidos cerca de 6.3 milhões de livros juvenis e editados 1720 títulos. É o equivalente a 4% e 2% de participação no mercado de livros respectivamente. Em 2001, foram 2420 títulos e 8.1 milhões de exemplares. Comparados os dois anos, percentualmente, houve uma estabilidade: 2% dos livros vendidos foram para o público juvenil, o que mostra que a retração foi em todo o mercado de livros, devido provavelmente à situação econômica do país. Desses 1720 livros editados em 2002, foram 690 em primeira edição e 1030 de reedições. Em relação a exemplares, foram vendidos 3.2 milhões de lançamentos e 3.1 milhões de obras reeditadas.

Títulos de livros juvenis editados
2001                 2002
2420 (6%)*       1720 (4%)*

Exemplares de livros juvenis vendidos
2001                 2002
814000 (2%)*   630000 (2%)*
(*) em relação ao total do mercado de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário