segunda-feira, 6 de julho de 2009

Foi dada a largada para o carnaval 2010. E o grande dia é domingo!

Por Murillo Victorazzo

Já diz a expressão popular que malandro - no bom sentido - não para, dá um tempo. Assim também são as escolas de samba. Os que não acompanham o carnaval carioca com mais afinco pode pensar elas só funcionam entre janeiro e fevereiro. Puro engano. Na verdade, recesso mesmo costuma haver apenas entre março e abril. Depois, começa tudo de novo: escolha de enredo, distribuição de sinopses para as alas de compositores, lançamentos de protótipos e escolhas de samba-enredo. Quando se vê, já estamos em outubro, e o ritmo começa a engrenar nos barracões. Isso sem falar dos trabalhos sociais que muitas delas desenvolvem, shows, parcerias etc.

No último dia 30, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) já realizou, na Cidade do Samba, o sorteio da ordem dos desfiles das escolas do Grupo Especial do próximo carnaval. Ficou decidido que no domingo, 14 de fevereiro, se apresentarão: União da Ilha do Governador, Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca, Viradouro, Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis. Na segunda-feira é a vez de: Mocidade Independente, Porto da Pedra, Portela, Grande Rio, Vila Isabel e Mangueira. (foto: O Dia na Folia)
Para manter o equilíbrio entre os dois dias de desfiles, as escolas são divididas em pares e, dentro desses, sorteiam-se os dias. Posteriormente, faz-se o sorteio da ordem de apresentação. O regulamento prevê que, após o sorteio, as agremiações têm 10 minutos para negociarem uma troca de posição, dentro do dia previamente sorteado. Dessa vez, apenas Vila Isabel e Porto da Pedra acordaram suas posições.
Também já é previsto que a campeã do Grupo de Acesso do ano anterior (neste ano, a União da Ilha) abre o domingo de carnaval e a penúltima colocada do Grupo Especial (Mocidade Independente), a segunda-feira. Além disso, o plenário da LIESA já havia decidido que Beija-Flor e Mangueira encerrariam os desfiles, ficando para ser definido o dia.
Salgueirense desde criança, trabalhei três anos na assessoria de imprensa da Beija-Flor de Nilópolis, fazendo também o jornal mensal da escola. Apesar das dificuldades que é trabalhar nesse ramo, foi impossível não aprender a gostar das pessoas que realmente fazem aquela agremiação. Hoje não tem como ser diferente: confesso, é estranho, mas tenho duas escolas de coração! Sorte minha que são justamente as duas que se revezaram na primeira e segunda colocação nos dois últimos carnavais.
É lamentável que ainda permaneça no imaginário de alguns a visão de que essas agremiações são apenas divertimento, amadorismo ou até antro de malandragem, no pior sentido da palavra (não que não exista, mas assim como em vários outros setores de nossa sociedade). Elas empregam milhares de pessoas, geram dinheiro e dão imensurável autoestima àquelas pessoas. Ainda estão longe de serem exemplos de empresas profissionais, é verdade, mas progressivamente são vistos projetos melhor gerenciados.
Mais triste ainda é ver pessoas que nada conhecem do ramo querendo ditar regras casuisticamente, sem conhecer o passado do espetáculo. De qualquer modo, pelo sorteado, em 2010, é no domingo que o coração vai falar mais alto, numa estranha mistura de azul, vermelho e branco...Salve Nilópolis! Salve Salgueiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário